segunda-feira, 23 de março de 2009

A Outra Margem / The Other Side

Um filme de Luís Filipe Rocha
Já deveria ter visto este filme há mais tempo, mas ... vale mais tarde do que nunca e, neste caso, o dito comum é completamente verdadeiro.

Nos últimos tempos tenho saído a meio de diversos filmes portugueses, umas vezes aborrecido e ensonado até mais não, outras completamente irado com o péssimo serviço que alguns «cienastas» continuam (deve haver muito dinheiro por aí sem qualquer destino) a prestar ao cinema português.

Não foi isso que aconteceu no passado sábado em Faro, no Teatro das Figuras, onde a associação Apatris 21 levou a cabo uma sessão de visonamento do filme A Outra Margem de Luís Filipe Rocha. Trata-se de um excelente filme, sem dúvida um dos melhores filmes portugueses dos últimos anos e, decididamente, um dos filmes mais bem trabalhados em termos da totalidade expressiva das linguagens fílmicas utilizadas, desde a direcção de actores à sonorização e montagem. Espartano e exemplar modo verdadeiramente cinéfilo de contar uma história ( ou duas, ou três, ...) que nos faz voltar a crer que talvez ainda valha a pena, de vez em quando, ir ver cinema português. Mas não foi apenas a excelente realização e utilização de meios cinematográficos que me impressionou. De facto, tal como tantas vezes me senti profundamente envergonhado face à imbecilidade de tantas outras historietas candidatas a reflexo de uma suposta idiossincrasia nacional-autista com ares intelectualóides, desta vez senti-me profundamente emocionado com a honestidade simples daquela narrativa que nos transporta sem peias nem outros maniqueísmos para um universo da diferença humana, imperfeito, claro, por confronto com os nossos universos reais, sociais, individuais e quotidianos onde ainda predomina a mais perfeita indiferença.
Obrigado Luís.
(Também publicado em O Charme Discreto da Bloguesia).

3 comentários:

  1. Mais um filme para ver. Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar
  2. o filme é belíssimo, tenho um sobrinho com síndrome de down e gostaria que sua mãe visse, porém ela não fala português. Venho procurando a legenda para este filme faz muito tempo, sem encontrar.. alguém pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  3. Caro Sílvio.
    Vou tentar saber se existe alguma versão com legendas em português, caso encontre, darei notícias aqui no blogue.

    ResponderEliminar