Logo pela manhã ouvi, no aconchego da viatura, a Drª Manuela Ferreira Leite analisar o alinhamento de um noticiário televisivo que teria colocado em 14º lugar a notícia de uma sua intervenção na esfera pública, com a seguinte sequência de afirmações (não exactamente transcritas, mas respeitando a essência): «Ainda não conseguimos fazer passar a mensagem ... eu assumo a minha responsabilidade ... mas todos nós, dirigentes (do PSD), temos uma parte nessa responsabilidade ... e os media ... que colocam uma notícia da nossa intervenção em 14º lugar e ao mesmo tempo do início do jogo do Sporting noutro canal ... assim não pode ser ... à 14ª notícia já ninguém ouve o que diz ...».
Ò Drª, aqui fica um conselho meu (que até penso ser de esquerda, seja lá isso o for nestes dias que hoje correm) e completamente de graça: já lá vão os tempos em que se pensava poder alterar o efeito da comunicação de massas alterando um qualquer factor do processo comunicacional (teoria hipodérmica, etc e tal... por exemplo, 3º em vez do 14º lugar), sendo que por vezes, quando a mensagem não passa, a responsabilidade pode nem ser dos agentes (emissores, receptores e meios), mas da própria mensagem, já pensou nisso? Até o próprio McLuhan que afirmou ser o meio a mensagem, veio depois precisar, já quase no fim da sua vida, que talvez fosse também a massagem. E às vezes é mesmo muito difícil diferenciar entre uma e outra, venham elas em 1º, 14º ou 53º lugar. E já agora, o Sporting também poderia refilar, assim como assim, não dá golos nem pontos nem bom futebol, mas isso também nem sempre é o que interessa mais, não é verdade?
Ò Drª, aqui fica um conselho meu (que até penso ser de esquerda, seja lá isso o for nestes dias que hoje correm) e completamente de graça: já lá vão os tempos em que se pensava poder alterar o efeito da comunicação de massas alterando um qualquer factor do processo comunicacional (teoria hipodérmica, etc e tal... por exemplo, 3º em vez do 14º lugar), sendo que por vezes, quando a mensagem não passa, a responsabilidade pode nem ser dos agentes (emissores, receptores e meios), mas da própria mensagem, já pensou nisso? Até o próprio McLuhan que afirmou ser o meio a mensagem, veio depois precisar, já quase no fim da sua vida, que talvez fosse também a massagem. E às vezes é mesmo muito difícil diferenciar entre uma e outra, venham elas em 1º, 14º ou 53º lugar. E já agora, o Sporting também poderia refilar, assim como assim, não dá golos nem pontos nem bom futebol, mas isso também nem sempre é o que interessa mais, não é verdade?
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